Transição capilar: tudo o que você precisa saber

Transição capilar é deixar para trás as químicas transformadoras como alisamentos, relaxamento, progressivas. É um período complicado que requer muita paciência, persistência e coragem, mas que no final te dá aquela sensação de alívio e um sentimento de dever cumprido.


Primeiramente você precisa ter em mente que nenhum cacho é igual. Então não se compare! Além de existirem diversos tipos de cachos, você mesma pode ter mais de um tipo entre os seus fios. Em um dia ele pode estar mais fechado, outro dia mais aberto. E outro dia com os dois, ao mesmo tempo. E tá tudo bem, tá tudo certo!



Cachos 2A ao 2C - Ondulados

Cachos 3A ao 3C - Cacheados

Cachos 4A ao 4C - Crespos


Lidar com mudanças é sempre desafiador, sobretudo mudanças que podem mexer com a nossa auto estima. Quando se trata de cabelo, ainda entra em questão a parte mais chata: a opinião alheia. E é por isso que você, antes da transição e também de qualquer outra atitude, deve se amar de todas as formas. Se amar de dentro para fora, se amar nos dias bons e ruins, se amar prontíssima para sair e também quando acorda. Assim, as opiniões alheias serão apenas opiniões e não vão te atingir de forma alguma, muito menos te fazerem desistir. Ignore as críticas!



Não tenha medo de cortar. Quando os fios da raiz começam a crescer ao natural, a parte do cabelo com química vai descendo para o meio/pontas e o cabelo acaba tomando uma aparência que muitas vezes desagrada. Se isso é o que te incomoda, corte sem pena. Ele vai crescer de novo! E para te ajudar nessa fase, você também pode apostar em produtos que auxiliam no crescimento dos fios, como a linha Rapunzel - Lola.




Outra dica é investir em produtos que estimulam a formação e texturização dos cachos, voltando à sua forma original, como a linha Transição - Lola. Dessa forma, os cachos se formarão muito mais rápido do que somente de forma natural. Além disso, o Day After pode te ajudar nos dias que você tiver com menos tempo. Você também pode acrescentar acessórios como lenços, turbantes, faixas. E também arriscar aprender penteados novos, com ele preso. Não se esqueça de investir também em um bom cronograma capilar.



Nesse mundo da transição, você também encontrará muitos termos novos. Dê uma olhadinha:


- Bad hair day: um dia em que o cabelo não acorda muito legal e a tarefa de arrumar as madeixas não é fácil, também é conhecido como dia de cabelo ruim.

- Co-wash: método de higienização que utiliza um condicionador limpante específico para limpar as madeixas e não existe a utilização do shampoo. Reduz a ação dos sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones que ressecam os fios.

- Umectação: tratamento que integra a etapa de nutrição do cronograma capilar e é como um banho de óleo nos fios para reposição de lipídios. Pode ser feita com qualquer óleo vegetal ou industrializado.

- Day after: é a quantidade de dias que você fica sem lavar os cachos depois de uma rotina de higienização. O day after nada mais é do que o período entre uma lavagem e outra.

- Finalização: processo que ativa a curvatura dos cachos depois da higienização, também conhecida popularmente como o ato de pentear o cabelo.

- Fitagem: separação do cabelo em fitas na finalização, deixa o cabelo com mais definição.

- Low poo e no poo: técnicas de higienização com pouco, ou nenhum, sulfato. Esse agente é extremamente limpante e acaba tirando os nutrientes e óleos naturais dos fios. Por isso, fazer a lavagem sem o uso do sulfato deixa as madeixas mais macias, sedosas e saudáveis. Mas vale ter em mente que essas técnicas possuem algumas restrições, então é necessário pesquisar bastante antes de começar.

- Afro puff: é um tipo de penteado para as crespas que consiste em prender o cabelo com a ajuda de uma fita ou cadarço.


São muitas as dicas para você seguir com a sua transição e você não está sozinha. Sempre que cogitar desistir, pense em tudo que passou para chegar até onde chegou. Faça amizade e acompanhe quem também está em processo de transição para você se inspirar e trocar dicas. E receba com carinho a sua versão natural ♥️








10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo