O mercado anda cada dia mais competitivo, e para se destacar frente aos concorrentes é preciso enxergar além e oferecer serviços para salão de beleza diferenciados a fim de se destacar na mente dos clientes. Todo um conjunto de fatores – como o perfil do público-alvo, os picos e as baixas de frequência, e sua localização geográfica – podem ajudar você a pensar em serviços que vão auxiliá-lo na conquista de novos clientes e fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento.
Separamos 6 serviços para salão de beleza que podem ajudar você a alcançar resultados incríveis. Vamos a elas:
1 – Utilize os melhores produtos do mercado
Dizer que é necessário entregar resultados de excelência chega a ser um discurso redundante para qualquer um – independente do ramo de negócio – que pretende obter sucesso em uma empreitada comercial. Os profissionais do mercado de beleza sabem que trabalhar com produtos de qualidade é fundamental para a entrega de resultados surpreendentes e cativantes.
2 – Leve seus serviços às empresas
Por que deixar os seus profissionais parados naqueles momentos de menor fluxo de movimento no seu salão se você pode deslocá-los para empresas parceiras a fim de efetuar pequenos serviços no ambiente de trabalho da sua clientela? Unhas, sobrancelhas e maquiagem, por exemplo, podem ser feitos num curto espaço de tempo e com o uso de equipamentos de fácil transporte. Suas clientes vão adorar essa mordomia e o seu salão passará a lucrar no momento em que antes era ocioso.
3 – Wi-Fi
Além do serviço de qualidade, a oferta de um sinal de Wi-Fi é algo obrigatório para qualquer estabelecimento comercial que se preze. Os clientes querem – e merecem – uma conexão rápida e estável enquanto aguardam o atendimento. Além disso, há grandes chances de sua cliente comentar a sua localização e divulgar o seu salão de beleza para a sua rede de amigos.
4 – Dia da noiva
Nem todos os salões oferecem esse tipo de serviço, mas os que já têm esse hábito vêm colhendo excelentes resultados. E não precisa se preocupar com grandes espaços – pelo menos não em um primeiro momento. Você pode oferecer serviços menores – como spa de pés e mãos, depilação, massagem relaxante… Coisas que independem de grandes espaços físicos. E, com o crescimento da procura, caso ainda não seja possível a mudança para um espaço maior, basta trabalhar com uma organização logística para que a equipe do seu salão possa dar conta do recado.
5 – Precificar de maneira justa
É claro que o seu salão de beleza deve gerar lucro, mas é importante saber colocar preços justos nos serviços oferecidos pelo seu salão e sua equipe de profissionais. Esse ponto – convenhamos – é bastante complicado. Se você colocar um valor muito alto, corre o risco de perder os seus clientes para a concorrência; se o valor for muito abaixo do mercado, o seu público-alvo também poderá passar longe do seu negócio receando que o serviço que você entrega seja de baixa qualidade.
Infelizmente não existe uma fórmula exata para que se possa chegar ao que chamamos de um “preço justo”. Tudo vai mais por uma questão de bom senso por parte do empreendedor do que qualquer outra coisa. Mas você pode tomar como base o preço que está sendo cobrado na sua região, comparar o trabalho oferecido por eles com o que você entrega para a sua clientela e, a partir daí, estabelecer a sua tabela de valores – buscando ser justo com você e com o seu público.
6 – Curso de automaquiagem
“Como assim ensinar para os meus clientes o que os meus profissionais fazem?” Calma que não é bem por aí. O seu salão vai continuar oferecendo o serviço de maquiagem, porém o trabalho será feito para eventos bastante pontuais como casamentos e aniversários. O curso oferecido irá abordar e ensinar a sua clientela a efetuar de maneira independente a maquiagem do dia a dia. Nada que prejudique o andamento dos seus negócios. Muito pelo contrário. Esse tipo de atitude desperta a empatia da clientela que passa a enxergar o seu negócio como um amigo, em vez de um mero prestador de serviços.
Importante!
Você pode colocar em prática todas as ideias acima, mas é fundamental trabalhar com cada uma delas aos poucos, uma de cada vez. Com isso você poderá avaliar o que está dando certo e ir ajustando – ou mesmo limando da sua estratégia de relacionamento com o cliente – aquelas que, por algum motivo não atingiram o êxito desejado. Colocar todas elas em ação de uma só vez vai impossibilitar uma análise detalhada do seu trabalho e, portanto, um bom resultado.
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